Wednesday, November 16, 2005

Expressão Zen............


Um pouco mais de cultura ZEN......pra cultivar e aumentar a sabedoria......de quem é sábio...obviamente...........!!!!!!!!!!!!!!!

"Tenhais confiança não no mestre, mas no ensinamento.Tenhais confiança não no ensinamento, mas no espírito das palavras.Tenhais confiança não na teoria, mas na experiência.Não creiais em algo simplesmente porque vós ouvistes.Não creiais nas tradições simplesmente porque elas têm sido mantidas de geração para geração.Não creiais em algo simplesmente porque foi falado e comentado por muitos.Não creiais em algo simplesmente porque está escrito em livros sagrados; não creiais no que imaginais, pensando que um Deus vos inspirou.Não creiais em algo meramente baseado na autoridade de seus mestres e anciãos.Mas após contemplação e reflexão, quando vós percebeis que algo é conforme ao que é razoável e leva ao que é bom e benéfico tanto para vós quanto para os outros, então o aceiteis e façais disto a base de sua vida."
(Gautama Buddha)

Quando curiosamente te perguntarem, buscando saber o que é Aquilo,Não deves afirmar ou negar nada.Pois o que quer que seja afirmado não é a verdade,E o que quer que seja negado não é verdadeiro.Como alguém poderá dizer com certeza o que Aquilo possa serEnquanto por si mesmo não tiver compreendido plenamente o que É?E, após tê-lo compreendido, que palavra deve ser enviada de uma RegiãoOnde a carruagem da palavra não encontra uma trilha por onde possa seguir?Portanto, aos seus questionamentos oferece-lhes apenas o silêncio,Silêncio - e um dedo apontando o Caminho.
(Verso Zen)

Antes de entendermos o Zen, as montanhas são montanhas e os rios são rios;Ao nos esforçarmos para entender o Zen, as montanhas deixam de ser montanhas e os rios deixam de ser rios;Quando finalmente entendemos o Zen, as montanhas voltam a ser montanhas e os rios voltam a ser rios.

Logo.... agradeço as pessoas que escrevem no meu blog...pessoas que buscam um pouco de conhecimento................obrigada!!!!!!!!!!!!!!

12 comments:

Anonymous said...

Muito bom esses versos .
O mais louco é que eles sempre aparecem nas horas certas.
Li os outros textos que tmb são muitos bons...
Minha admiração por vc cresce a cada dia.
beijos

Anonymous said...

A grande aventura da vida de qualquer pessoa é a descoberta de si mesmo. Porém, isso envolve muita coisa. Como saberemos quem e o que somos, se não sabemos o que somos para os outros, para o sol, para um rio?

Bjos, moça!!!

Carlos Maestre said...

Nossa... õ.o

Acho que esses versos estão além de minha compreensão =./

"qdo começamos a entender o Zen as montanhas deixam de ser montanhas e os rios deixam de ser rios... e qndo o entendemos completamente as montanhas voltam a ser montanhas o.O"
ai paradoxo oxo oxo \o/

hihihihihi

acho q entendi a essencia dona gaby!!!

=*****

Anonymous said...

Quanto a gente ouve e absorve sem filtrar? essa sabedoria de conseguir adequar aquilo que nos é oferecido não pertence a ninguem, nem ao mais sábio, já que ele não nasceu sábio e só se tornou um devido a tantas bobagens escutadas e adquiridas. No momento que ele soube que só havia absorvido bobagens e que não havia aprendido nada, ele se tornou um sábio.
Beijos...

Anonymous said...

Oie Gabi...
O mais legal e imprecionante de ler seu blog é a certeza que a gente sempre achará algo que alem de intereçante dará um acrecimo a nossa cultura e a nossa alma...
Te adoro muito loira sabe que tem um amigo e alguem q tu pode contar sempre em qualquer hora...
Pois a alegria de ter sua amizade é um grande prazer em minha vida...
Bjus Paulo

Anonymous said...

gabys amiga, amo esse seu blogg, cada palavra é um ensinamento pra gente!!!
Te amo viu!!!!
danys

Anonymous said...

Olá.

Aqui quem fala é o Paulo C. Silveira de Curitiba.

Você visitou meu blog e fez um comentário que adorei , valeu mesmo .

Aonde posso ver seus quadros ?


Bem , vou indo , se tiver msn deixa lá no meu blog.

t +

Anonymous said...

Obrigado mesmo ...

Anonymous said...

Gabiiiii!!!
Resolvi dar uma passadinha no seu blog e me deparei com essa mensagem.... era tudo o q eu precisava ler hoje... vc não faz idéia...
Amei!!
Beijos prima linda!!!!

Anonymous said...

"Se existir outra pessoa igual a você, é pura inveja. Afinal de contas, quando Deus te fez jogou a receita fora...sem modéstia, você é tudo de bom, e você sabe disso".

Alan Houel e Christian Godefroy


Oi primaaaaa!!
Lindo os versos...
Aliás, seu blog é melhor que terapia... aprendo muito com eles...
Vc é sensacional!!!
Beijokas..:***
Tyssa

andrechilipepper said...

vc me visitou no orkut, eu ví seu blog e gostei.

:)

André said...

Fico contente que tenha gostado do Garibada, apareça lá sempre! Obrigado pela divulgação das sábias palavras de Gautama!